Como abrir e manter uma loja online de sucesso?


Dicas e informações para quem já tem ou quer abrir uma loja online de sucesso.


Quando falamos em abrir uma loja online, para alguns artesãos, ainda parece um bicho de sete cabeças, principalmente para aqueles que ainda não dominam as ferramentas da internet. Mas abrir uma loja online não é tão dificil assim e é uma ótima oportunidade para vender seus produtos e aumentar sua renda.

Para abrir uma loja online devemos seguir alguns pontos básicos:
o primeiro ponto é saber qual é o seu público alvo e onde ele está. Seu público alvo é quem precisa do seu produto (comprador).

Não adianta abrir uma loja física numa rua em que seu público alvo não passa, porque a loja pode ser a mais linda do bairro, ninguém vai saber que ela está lá! O mesmo acontece na internet, se você criar uma loja em portais que nada tenha haver com o seu público alvo, provavelmente não terá um bom retorno.

O segundo ponto, que na minha opinião é o mais importante, é ter consciência de que para vender na internet você vai precisar de muita divulgação. E esta divulgação precisa acontecer todos os dias. Se a loja não for divulgada continuamente o mundo não saberá que ela existe.


Quando um comprador procura por um produto na internet, geralmente ele usa os sites de buscas para isso. Então quem quer vender precisa aparecer nessas buscas...
Para que sua loja apareça bem nos resultados de busca como o Google, por exemplo, você precisa contratar o serviço do adword que de certa forma se torna caríssimo ou serviços de divulgação publicitária tipo o do Vitrine dasArtesãs ou ainda fazer sozinha a divulgação que estes serviços fazem, ou seja, divulgar em todos os meios que a internet oferece, em sites que tenham um grande número de visitas, no Google, nos outros sites de busca, nas principais redes sociais ( Facebook, Google+, Pinterest, Twitter, etc ) no Youtube e nos agregadores de links. Assim o link da sua loja terá visibilidade na internet e consequentemente também um grande número de visitas e é este grande número de visitas o que vai fazer sua loja ficar no topo da lista quando um comprador procurar por um produto que você vende.
Para ter um grande número de visitas é necessário divulgar, divulgar e divulgar... Trabalho que precisa ser feito diariamente e continuamente.

O terceiro ponto básico é escolher onde sua loja vai ser instalada.

Sua loja pode ser instalada em 3 tipos de lugares na internet:

Nos Portais de Venda ( Elo7, Tanlup, etc ).
Eles oferecem uma estrutura de loja montada e você só precisará personalizar a fachada e colocar as imagens/fotos e informações dos produtos à venda. Funcionam como shoppings, com várias lojas. O comprador pode acessar o site do portal e através de busca de um produto pode encontrar sua loja. Além da busca, os portais geralmente divulgam nas redes sociais, revistas, Google, etc. A maioria dos portais cobram taxas de hospedagem e taxas sobre à venda dos produtos.

É importante citar que mesmo os portais fazendo um serviço de divulgação, este não é suficiente, é necessário que haja também uma divulgação feita pelo dono da loja.

Nos criadores de sites ( Iluria, Wix, entre outros ).
Estes oferecem a hospedagem e a estrutura de uma loja, na qual você personaliza fachada e insere os produtos à venda. A diferença destes para os portais é que estes não fazem divulgação nenhuma, a divulgação da loja é realizada inteiramente por você. A maioria deles cobram taxas de hospedagem.


Em plataformas particulares ( Blog, Facebook, etc. ).

No facebook já existem várias plataformas que oferecem o serviço de criação de lojas ( Facileme, Fastcommerce, MySocialShop , etc. ) A maioria delas cobram taxas de hospedagem e/ou taxas sobre à venda dos produtos.

Atualmente é possível ter uma loja online em seu blog. Já pensou em ter uma?
Uma loja no blog, tem hospedagem sem mensalidade e ou anuidade, sem cobrança de comissão, produtos e transações ilimitadas.
Para ter uma loja no seu blog, você precisa de template loja no blog. Neste template você tem a estrutura de uma lojinha para instalação em seu blog. Veja alguns exemplos nos links abaixo:


Essas lojinhas são criação do Atelier Linda Lelê.

Nas plataformas particulares, quem faz a divulgação é você.


Para ter uma loja online, não é necessário ter nenhum conhecimento técnico. Não é necessário ter empresa aberta, cnpj, etc. E você ainda pode oferecer a seu comprador todos os meios de pagamento disponíveis no mercado ( cartões de crédito, boleto e transferência bancária ) através de mediadores de pagamentos online ( Pagseguro, Moip, Mercado Pago, B!cash e Paypal ).

Enfim, existe diversos lugares para você montar sua loja, mas não esqueça, a divulgação é o que vai fazer você vender. E para fazer a divulgação conte sempre com a nossa ajuda. O Vitrine das Artesãs terá prazer em te ajudar hoje e sempre! 


Postado por Simone Miranda



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